Tratamento de Canal

A finalidade do tratamento de canal é a manutenção de um dente que foi danificado em sua estrutura, por cáries na maioria dos casos, ou por traumas. O dentista realiza o procedimento para remover bactérias ou tecido morto do interior do dente.

Com o avanço da tecnologia e novas técnicas o tratamento de canal ficou relativamente confortável e muitas vezes não exigem mais do que uma ou duas idas ao dentista.

Quando o tratamento é necessário?

Geralmente, o tratamento de canal é recomendado ou necessário quando há uma infecção profunda dentro do dente. A polpa dentro do dente pode se infectar com bactérias devido a uma lesão ou por causa de uma cavidade severa e não tratada. Sem tratamento, a infecção pode se tornar suficientemente grave para que o dente tenha que ser removido. Se o seu dentista recomendou o tratamento.

Como o tratamento de canal é realizado

O tratamento de canal é essencialmente um processo em quatro etapas. Que são realizadas geralmente em duas visitas ao dentista.

  1. Usando uma agulha, o dentista administra anestesia local para adormecer o dente. É comum sentir um pouco de pitada na área quando a agulha entra. Depois que o dente está entorpecido, o endodontista pode colocar uma barragem dentária, uma pequena folha de borracha que isola o dente para mantê-lo limpo e seco durante o procedimento.
  2. O dentista usará ferramentas muito pequenas, como uma broca pequena, para acessar o interior do dente criando uma abertura na parte superior do dente. Em seguida, o dentista usará pequenos arquivos para limpar a polpa danificada e doente do interior do dente. Ele ou ela também usará os arquivos para moldar a câmara interna do dente e raiz e pode irrigar a câmara com água para lavar a polpa restante. Seu dentista também pode colocar uma solução antimicrobiana na câmara para matar qualquer bactéria restante e reduzir o risco de infecção.
  3. Uma vez que a câmara é cuidadosamente limpa e seca, o endodontista irá preenchê-la. Um material semelhante a uma borracha chamada gutta percha é frequentemente usado. Seu dentista fechará a abertura em seu dente com um enchimento temporário, enquanto espera a coroa permanente.
  4. Depois de algumas semanas, seu dentista irá terminar o tratamento colocando uma coroa permanente ou um tipo similar de restauração no topo do dente. Dependendo da condição do seu dente natural, o dentista pode precisar colocar uma pequena postagem de apoio dentro da câmara da raiz, para tornar a coroa ou restauração mais estável.

Após o procedimento

Cuidar bem dos dentes e das gengivas é uma necessidade após o tratamento de canal. Você pode precisar agendar uma visita adicional ao seu dentista para reaver o dente tratado e certificar-se de que todos os sinais de infecção desapareceram, além de limpezas e exames dentários de dois vencimentos. É importante manter uma boa rotina de cuidados bucais em casa. Com cuidado e atenção, um dente tratado com um canal radicular pode permanecer saudável para o resto da vida.

Clareamento Dental

Todos sabemos que um belo sorriso aumenta nossa autoestima e autoconfiança. Por isso o clareamento dental é um dos procedimentos mais procurados em consultório odontológico.

Devido ao passar dos anos, hábitos e alimentação, seu sorriso tende a ficar mais amarelado e manchado.  A técnica de clareamento dental possibilita a remoção da cor indesejada e das marcas manchadas.

Mas antes de tomar qualquer atitude é importante conhecer um pouco sobre os dois tipos de clareamento, o clareamento caseiro e o clareamento a laser.

Clareamento Dental Caseiro

O clareamento caseiro, tem o preço acessível como a sua principal vantagem, mas esse tratamento exige disciplina do paciente, as recomendações do dentista devem ser devidamente seguidas. O clareamento dental caseiro é recomendado para quem tem sensibilidade nos dentes.
No clareamento dental caseiro o paciente usa uma moldura personalizada em sua casa contendo gel clareador. Os resultados começam a aparecer já na primeira semana.

Clareamento Dental a Laser

Grande benefício do clareamento dental a laser é que é rápido e indolor. É feito no consultório do dentista. O Clareamento dental a laser usa uma tecnologia laser combinada com um agente que é ativado pela luz laser para remover manchas dos dentes, deixando-os limpos, brilhantes e brancos.

A verdade é que o branqueamento dos dentes é um processo completamente seguro, que melhora a vida e que pode ter um efeito positivo na sua aparência física e na sua saúde psicológica.

Não importa o tipo de procedimento de clareamento que você está pensando em fazer, o melhor é sempre conversar com seu dentista primeiro para saber não apenas quais opções são viáveis ​​para você, mas também quais serão seguras para você.